Dra. Lucia Machado Haertel
Mais um ano
letivo se inicia e com ele o esforço diário para fazer os neurônios voltarem a
funcionar a todo vapor! Não espere aqui alguma
dica milagrosa do tipo “Como turbinar a memória em 10 passos”. Nosso cérebro
não faz milagres! Aprender exigirá esforço e dedicação.
O cérebro não é
um computador e, portanto, não grava tudo. Ele próprio faz uma seleção do que
vai ser memorizado e o que será esquecido.
O que podemos fazer é direcionar essa seleção através do estudo
eficiente. Para isto as palavras chave são: motivação e atenção.
Sem maturidade
para entender a importância do estudo, crianças mais novas só entendem que:
estudar é legal ou estudar é chato. Se
acharem chato, podem se recusar a aprender. Aprendemos melhor aquilo que
gostamos. Portanto, pais e professores
devem tornar o momento do estudo agradável
para que as crianças criem um vínculo positivo com a aprendizagem.
Crianças não aprendem sob pressão. É preciso despertar a motivação e dar
reforço positivo para que a hora da tarefa não seja uma tortura!
Na adolescência,
o cérebro atinge o auge do seu desenvolvimento e se torna uma potente máquina
de aprender. Porém, outras habilidades, também crescem nessa idade e as notas
podem não decolar. É preciso vencer a concorrência desleal dos iphones,
face, insta... Os adolescentes costumam pensar que conseguem
estudar com TV e celular ligados. No entanto, as frequentes interrupções, ou seja , a
distração, irá comprometer a memorização. O cérebro não compartilha a atenção. Ele só é capaz de processar um estímulo por vez e necessita de dedicação exclusiva.
Há também a
pegadinha cerebral da memória de curta duração, que mantém o assunto recém estudado
em mente por algumas horas, dando aquela sensação de “já estou sabendo tudo”. Porém, a memória definitiva é altamente
dependente da atenção e consolidada durante o sono. Se você estudar apenas na véspera, não se
surpreenda se “der um branco” na hora da prova. Não é “branco”, na verdade você
não aprendeu!
A memória depende da formação de novas
sinapses e promove modificações na estrutura cerebral, portanto não é fácil
memorizar! Existe o estudo pra fazer prova e o estudo para aprender. Decorar o
resumo do colega na véspera da prova pode até garantir uma nota básica, mas após
alguns dias, tudo será esquecido. Para que uma ampla rede de sinapses
seja formada, é necessário estudar a matéria inteira, compreendendo e
elaborando o assunto através de diferentes meios - textos, filmes, figuras,
debates, músicas - fazendo associações
com os conhecimentos previamente aprendidos. A repetição é também necessária para “colar” a matéria no
cérebro. Depois disto, ele próprio estará apto a elaborar um resumo para ser revisado na véspera. Estabelecer
um objetivo é fundamental para criar a motivação
e assim, todo o seu cérebro trabalhará para alcançá-lo.
É importante começar a estudar desde o inicio do ano. O cérebro não "pega
no tranco" no último bimestre. Lembrem-se: não deixem para
estudar amanhã o que vocês podem estudar hoje!
Publicado também no Jornal de Santa Catarina, 08/02/2016
Publicado também no Jornal de Santa Catarina, 08/02/2016
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LEIA TAMBÉM " O PRIMEIRO DIA DE AULA NA PRÉ ESCOLA".
LEIA TAMBÉM " O PRIMEIRO DIA DE AULA NA PRÉ ESCOLA".
Muito bom artigo!
ResponderExcluirVou repassar para minhas filhas!
ResponderExcluirQue bom que você gostou! Obrigada Sandra!
ExcluirQue bom que você gostou! Obrigada Sandra!
ExcluirBastante esclarecedor.
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