quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Como iniciar bem o ano letivo ?

                                                           Dra. Lucia Machado Haertel
Mais um ano letivo se inicia e com ele o esforço diário para fazer os neurônios voltarem a funcionar a todo vapor!  Não espere aqui alguma dica milagrosa do tipo “Como turbinar a memória em 10 passos”. Nosso cérebro não faz milagres! Aprender exigirá esforço e dedicação.
O cérebro não é um computador e, portanto, não grava tudo. Ele próprio faz uma seleção do que vai ser memorizado e o que será esquecido.  O que podemos fazer é direcionar essa seleção através do estudo eficiente. Para isto as palavras chave são: motivação e atenção.
Sem maturidade para entender a importância do estudo, crianças mais novas só entendem que: estudar é legal ou estudar é chato.  Se acharem chato, podem se recusar a aprender. Aprendemos melhor aquilo que gostamos. Portanto,  pais e professores devem tornar o momento do estudo agradável  para que as crianças criem um vínculo positivo com a aprendizagem. Crianças não aprendem sob pressão. É preciso despertar a motivação e dar reforço positivo para que a hora da tarefa não seja uma tortura!
Na adolescência, o cérebro atinge o auge do seu desenvolvimento e se torna uma potente máquina de aprender. Porém, outras habilidades, também crescem nessa idade e as notas podem não decolar. É preciso vencer a concorrência desleal dos iphones, face, insta... Os adolescentes costumam pensar que  conseguem estudar com TV e celular ligados. No entanto, as frequentes interrupções, ou seja , a distração, irá comprometer a memorização. O cérebro não compartilha a atenção. Ele só é capaz de processar um estímulo por vez e necessita de dedicação exclusiva.
Há também a pegadinha cerebral da memória de curta duração, que mantém o assunto recém estudado em mente por algumas horas, dando aquela sensação de “já estou sabendo tudo”.  Porém, a memória definitiva é altamente dependente da atenção e consolidada durante o sono.  Se você estudar apenas na véspera, não se surpreenda se “der um branco” na hora da prova. Não é “branco”, na verdade você não aprendeu!  
A memória depende da formação de novas sinapses e promove modificações na estrutura cerebral, portanto não é fácil memorizar! Existe o estudo pra fazer prova e o estudo para aprender. Decorar o resumo do colega na véspera da prova pode até garantir uma nota básica, mas após alguns dias, tudo será esquecido.  Para que uma ampla rede de sinapses seja formada, é necessário estudar a matéria inteira, compreendendo e elaborando o assunto através de diferentes meios - textos, filmes, figuras, debates, músicas -  fazendo associações com os conhecimentos previamente aprendidos. A repetição  é também necessária para “colar” a matéria no cérebro.  Depois disto, ele próprio estará apto a elaborar um resumo para ser revisado na véspera. Estabelecer um objetivo é fundamental para criar a motivação e assim,  todo o seu cérebro trabalhará para alcançá-lo. É importante começar a estudar desde o inicio do ano. O cérebro não "pega no tranco" no último bimestre. Lembrem-se: não deixem para estudar amanhã o que vocês podem estudar hoje!

Publicado também no Jornal de Santa Catarina, 08/02/2016   

PARA OBTER  MAIS DICAS SOBRE APRENDIZAGEM, LEIA O ARTIGO COMPLETO " VOLTA ÀS AULAS " NESTE BLOG 
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