sábado, 25 de janeiro de 2014

Sono da Beleza


Lucia Machado Haertel
É o que dizem: A vida é curta, e temos que aproveitá-la. Mas se é assim, então por que gastar um terço dela dormindo?  

A importância do sono para a consolidação das memórias adquiridas durante o dia e para garantir maior eficiência das funções cognitivas, atenção e aprendizagem no dia seguinte é bastante conhecida. Dormir não é simplesmente desligar o cérebro. Ele permanece ativo, fechado para balanço e assim deixa de receber estímulos externos do ambiente. Porém, muita coisa acontece nesta espécie de expediente interno do cérebro!
Menos conhecidos são os benefícios estéticos do sono. Para a alegria geral, a expressão “Sono da beleza” tem base científica. A responsável pelo milagre é a melatonina. Liberada pela glândula pineal do cérebro, ela é um potente antioxidante natural. Elimina os radicais livres e penetra no núcleo das células com ação protetora do DNA e antienvelhecimento. Pessoas com privação crônica de sono apresentam mais rugas de expressão, manchas, perda de elasticidade, flacidez e menor capacidade de regeneração.
Portanto, dormir é melhor do que Botox! É natural, não congela a cara, não dói na testa e nem no bolso. Basta apagar a luz! Sim, o escuro é uma condição primordial para a liberação da melatonina. Entretanto, na vida moderna a noite é relativa. Ao invés de dormir ficamos, madrugada adentro ligados na TV, computador, luz elétrica e assim a melatonina foi perdendo sua função como um cronobiótico que atua sincronizando o ciclo dia e noite ao nosso relógio biológico. Mesmo sendo conhecida como o hormônio do sono, paradoxalmente sua capacidade de nos colocar nos braços de Morfeu é fraquíssima.  Por isso, ela nunca teve muito prestígio na medicina, mas a descoberta dos seus efeitos anti envelhecimento ressuscitou-a direto para os blogs de beleza!
O outro hormônio com ação embelezante e secretado durante o sono é o hormônio do crescimento, que no adulto atua na renovação muscular, reduzindo a flacidez. Ainda na área do rejuvenescimento, uma boa noite de sono é importante para reduzir os níveis de cortisol, hormônio liberado em vigília e também relacionado ao estresse, o qual, em excesso, causa envelhecimento precoce. E pra terminar, o sono da beleza também emagrece! O sono de má qualidade altera a secreção de hormônios reguladores do metabolismo energético favorecendo o acumulo de gordura.
A novidade mais recente, no entanto, é um artigo da revista Science demonstrando que, durante o sono, são eliminados os metabólitos tóxicos resultantes da atividade cerebral do dia. Se não fossem eliminados causariam dano neuronal e prejuízo na performance cognitiva. Durante o sono, o volume das células cerebrais diminui e a circulação de líquido entre elas aumenta, levando embora a sujeira do dia numa verdadeira lavagem cerebral. É uma espécie de faxina noturna da “casinha”. Assim, além de te deixar mais bonito ou bonita, dormir bem pode literalmente limpar sua mente e clarear suas idéias!    

Publicado no jornal "O tempo" de Belo Horizonte e na revista Tie break de Blumenau

2 comentários:

  1. O interessante do sono é que não podemos precisar qual a quantidade de sono é necessária. Já li e ouvi diversas matérias nas quais falam em 6, 8 ou 10 horas de sono.
    No meu caso, durmo em média 6 horas por dia, se dormir mais que isso acordo cansado e tudo parece mais lento para ser feito.
    No entanto, se dormir às seis horas necessárias, acordo disposto e não tenho cansaço ou sono durante o restante do dia.
    Minha pergunta é, afinal há como precisar quantas horas de sono cada indivíduo necessita?

    ResponderExcluir
  2. O interessante do sono é que não podemos precisar qual a quantidade de sono é necessária. Já li e ouvi diversas matérias nas quais falam em 6, 8 ou 10 horas de sono.
    No meu caso, durmo em média 6 horas por dia, se dormir mais que isso acordo cansado e tudo parece mais lento para ser feito.
    No entanto, se dormir às seis horas necessárias, acordo disposto e não tenho cansaço ou sono durante o restante do dia.
    Minha pergunta é, afinal há como precisar quantas horas de sono cada indivíduo necessita?

    ResponderExcluir