terça-feira, 15 de março de 2016

Zika virus - herança maldita

O que a copa do mundo deixou para os brasileiros?
Além da derrota vergonhosa, obras caríssimas e desnecessárias em que a politicada corrupta deitou e rolou no superfaturamento, ganhamos de presente o Zika.  Trazido pelos turistas, o vírus encontrou no Brasil o ambiente perfeito para sua rápida proliferação.  O Ministro da Saúde chegou a afirmar que a epidemia não era motivo de preocupação por se tratar de uma doença “mais branda” que a dengue...  Logo depois veio a bomba e o Governo decretou estado de emergência em saúde pública. Dia a dia crescem os números de bebes nascidos com microcefalia provocada pelo Zika vírus.  Os neuropediatras de Pernambuco deram o primeiro alerta. Acostumados a ver menos de um caso de microcefalia por mês, passaram a se deparar com dezenas deles.  A relação com o Zika vírus foi estabelecida após a confirmação da presença do vírus no cérebro de fetos abortados.
A microcefalia é o sinal mais evidente porque pode ser identificada apenas com uma fita métrica. No entanto, a tragédia é bem maior. Como neuropediatra, senti um imenso pesar ao ver os exames de imagem do cérebro mostrando malformações gravíssimas. Imediatamente já sabia da intensidade das seqüelas, permanentes e incapacitantes: paralisia cerebral, deficiência intelectual profunda e epilepsias de difícil controle.  Serão milhares de crianças, toda uma geração acometida e não há neuropediatras ou serviços de reabilitação suficientes para atender  a todos.
Ao invés de proporcionar benefícios à Nação, a copa nos deu um “presente de grego “cuja conta mais uma vez sobra para a população . Já não bastasse termos um sistema de saúde pública falido, a tragédia acometeu principalmente os estados mais pobres do país.  É uma população que já sofre as conseqüências de décadas de má administração de verbas publicas, corrupção e falta de investimentos. Assim como na educação, saúde no Brasil não é direito, mas sim privilégio. Aqui a regra é remediar e não prevenir. Aqui tudo é provisório, precário e inconseqüente. E ainda temos que aturar a nossa presidenta tirando proveito político da situação.   
A neuropediatria do Brasil está de luto. Nossa população não merecia mais esta desgraça.

Publicado no Jornal de Santa Catarina em 15/03/2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário